percursos

"Só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que se quer, a outra é consegui-lo" [Oscar Wilde]

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um dia diferente


Depois de imenso trabalho no processo RVCC, o qual ainda não está completamente concluído, o grupo 39 (simpático), Nível Básico resolveu fazer uma surpresa a toda a equipa do CNO.
Planearam um piquenique, à moda antiga, a ser realizado no dia 25 de Maio de 2010, pelas 20h00, no Parque da Cidade de Penafiel. Mas qual não foi o espanto e tristeza, nesse dia choveu. Rapidamente pediu-se autorização ao Professor Jorge Reis para que este pudesse ser realizado na cantina da escola. Autorização concedida e mãos à obra.
Alegremente e de maneira organizada, lá foram colocando nas mesas variadíssimos pratos caseiros, típicos de Penafiel, doçaria saborosa e uns refrigerantes para acompanhar. Todo o grupo feliz e alvoroçado parecia ter voltado ao tempo da escola.
Este grupo realmente surpreendeu-nos a todos, pois convidaram um grupo de animação (folclore), para alegrar o ambiente. Pouco a pouco os adultos foram perdendo a timidez e todos começaram a dançar até se sentirem cansados. Porém, eles também foram surpreendidos, porque não imaginavam que o Coordenador do CNO, Carlos Araújo cantasse um fado. Também o formando Jorge Coelho nos mostrou a sua faceta de fadista.

Conversou-se, brincou-se, houve momentos de música, contaram-se piadas e tiraram-se muitas fotografias para mais tarde recordar.
Mais uma outra simpática surpresa. A formanda Eva Alves terminou o encontro com umas lindas palavras aos formadores e colegas.







“Aos Nossos Professores Uma Nota Final
À Dra. Mónica que nos orientou.
Ao Dr. Manuel Gama que nos está sempre a apagar a chama.
Ao Professor Fernando Gaspar que com as novas tecnologias e a sua boa disposição, lá nos vai resolvendo a nossa atrapalhação.
À Dra. Lúcia que nas suas aulas de Português e com o seu saber lá nos foi incutindo que as letras, contos e poesia podem ser um prazer.
À Dra. Cecília que com a sua simpatia e o seu conhecimento na Matemática foi uma pura explicação, mas nas nossas cabeças, tudo era uma grande confusão.
A todos os professores o meu obrigada pela vossa paciência e dedicação!
Agora não esquecendo os meus colegas de turma que, à medida que o tempo passou, nos tornamos numa união
Com o Artur sempre a reclamar, por sua história contar.
O Tiago a protestar e o Zé a apaziguar.
O Zé Manel sempre a brincar e o Victor com pressa de ir namorar.
A Fátima Oliveira a pensar nos idosos que vai tratar.
A Ana Maria a pensar que o ano vai conseguir acabar.
O Jorge Coelho nos seus turnos a matutar que anedotas vai contar.
As manas Sancha e Orlanda pensam que as tarefas estão a terminar.
A Linda com o seu sorriso de encantar.
A Beta a pensar na “jarra” que está sempre em casa à espera.
O Sérgio só quer o diploma tirar.
A Fátima Maria e a Rosa Barbosa sempre juntas na carteira à espera do futuro chegar.
Eu, a Eva, a idealizar que para o nono vou voltar.
Mais uma vez, a todos muito obrigada!”

Eva Alves – Grupo 39

Grupo 34

Tertúlia de Letras


No dia 1 de Junho de 2010, pelas 21h30m, na Escola Secundária Joaquim de Araújo, decorreu o evento «Tertúlia de Letras», dinamizado pela equipa do Centro Novas Oportunidades.
Esta actividade foi realizada no âmbito das Novas Oportunidades a Ler +, contando com a presença do actor Fernando Soares como orador convidado.
O objectivo desta iniciativa foi sensibilizar os adultos/aprendentes que se encontram em processos de reconhecimento de competências de nível básico para a importância da prática da leitura.
Estiveram presentes neste evento além dos formandos e seus familiares, a Dra. Alexandra Barros (Directora Adjunta do Conselho Directivo), a Dra. Adelaide Galhardo (Directora da Biblioteca Municipal de Penafiel) e a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação (Maria Margarida Moreira).
A formadora Lúcia Pinto procedeu à abertura da actividade, expondo os objectivos da iniciativa e agradecendo a disponibilidade dos convidados.
Fernando Soares iniciou a «Tertúlia de Letras» com um discurso valorizando o desenvolvimento pessoal, tendo por base os processos de leitura. Fez sobressair que o ser humano cresce e se desenvolve no contexto escolar e fora deste, no entanto, os LIVROS existem dentro e fora do contexto escolar e existem não para ficarem expostos, mas sim para serem lidos e relidos no decorrer da nossa vida. Alguns até nos acompanham no nosso percurso de vida, fazem parte de nós.
Tendo como base condutora da tertúlia o livro, o convidado partilhou algumas obras com a plateia, tentando incutir uma responsabilidade pessoal pelo crescimento e desenvolvimento individual de cada um de nós.
Nós, equipa do CNO, julgamos ter atingido os objectivos a que nos propúnhamos com esta actividade e recolhemos testemunhos muito positivos por parte daqueles que nela participaram.
“Não conhecia esse orador, Fernando Soares, mas fiquei a ser fã dele.” (Maria de Lurdes Araújo, Grupo 43)

“Não o conhecia pessoalmente apesar de já ter ouvido falar do seu nome. Gostei imenso de todas as leituras, poesias, contos, etc.” (Adriano Ferreira, Grupo 41)
“Cativou não só os adultos, mas também as crianças, incentivando-nos a ter mais interesse pelos livros, pois a leitura dá-nos formação, cultura, melhora o nosso vocabulário e a nossa escrita.” (Margarida da Conceição Barbosa, Grupo 41)

A equipa do CNO

Sessão de entrega de Certificados e Diplomas


No dia 7 de Maio de 2010, realizou-se a entrega de certificados e diplomas aos adultos certificados no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, no Auditório da Escola Secundária Joaquim de Araújo.
Estiveram presentes neste evento a Governadora Civil do Distrito do Porto, Isabel Santos, o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Tâmega e Sousa, Micael Cardoso, o Presidente da Junta de Freguesia de Galegos, António Gaspar Dias e a representante da Administração da empresa PMH, Sílvia Fernandes.

A abertura da sessão foi realizada pelo Coordenador do Centro Novas Oportunidades, Carlos Araújo que agradeceu o investimento levado a cabo pelos adultos certificados e incentivou-os a continuar a apostar na sua formação.
O Director da escola, Alberto Simões, salientou que estes processos permitem não só que os adultos possam ver reconhecidas as suas competências, obtendo uma maior preparação para o futuro, mas também dotar as empresas de melhores recursos humanos.
Por último, a Governadora Civil do Distrito do Porto, Isabel Santos, destacou a importância destes processos, pois só assim a região Norte poderá ter trabalhadores mais competentes e, por conseguinte, tornar-se numa zona mais competitiva.
Paralelamente a esta sessão de entrega de diplomas decorreu a exposição de trabalhos realizados pelos adultos/aprendentes dos grupos de nível básico, no âmbito da área de Linguagem e Comunicação, sob a orientação da formadora Lúcia Pinto.

A equipa do CNO

Percursos, trajectórias e outras decisões... Construa connosco o seu caminho!