No âmbito das festas populares de S. Martinho, a Biblioteca Escolar promoveu este ano o IV Concurso de Quadras Populares de S. Martinho, convidando todos os alunos, formandos e encarregados de educação a participar. No nosso Centro Novas Oportunidades, o desafio foi lançado, e participaram no referido concurso oito formandos que se encontram a frequentar processos de RVCC de nível B3 (António Paulo Magalhães - grupo 60, Belmiro Pinto - grupo 59, Eulália Silva - grupo 60, Joaquim Silva - grupo 53, Jorge Fonseca - grupo 60, Jurlinda Moreira - grupo 53, Maria Adelaide Magalhães - grupo 60 e Mário Ferreira - grupo 60). Os nossos formandos foram integrados no escalão Encarregados de Educação / Adultos, cujos resultados foram os seguintes:
1º Prémio: Maria Adelaide Magalhães - Grupo 60 (CNO)
A cavalgar pela floresta
Martinho não hesitou
Cortou a sua capa
E o mendigo agasalhou.
2º Prémio: Maria Adelaide Magalhães - Grupo 60 (CNO)
S. Martinho era o exemplo
Do que um homem deve ser
Na floresta ajudando quem precisa
Não pensando em receber.
3º Prémio: António Paulo Magalhães - Grupo 60 (CNO)
Sentado na floresta
Um mendigo aqueceu
Com metade de uma capa
Que o S. Martinho lhe deu.
Felicitamos os vencedores e agradecemos a todos a vossa participação, que muito nos orgulha, pois julgamos contribuir para a divulgação e dignificação do trabalho do CNO junto da comunidade escolar.
A equipa do CNO
percursos
"Só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que se quer, a outra é consegui-lo" [Oscar Wilde]
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
António Nobre
O desafio foi lançado a dois grupos de nível B3 (G53 e G50) do nosso Centro Novas Oportunidades: descobrir mais sobre António Nobre, o poeta do Só.
Alguns formandos aceitaram o desafio e em 5 de novembro de 2011, deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Penafiel, onde foi inaugurada uma exposição sobre o poeta, seguida de um debate sobre a sua vida e obra, com a participação do Dr. Alfredo de Sousa e do Doutor António José Queirós.
Na exposição documental e iconográfica, foi possível vermos fotografias do poeta, excertos da sua correspondência pessoal, assim como a 4ª edição do Só.
Com o debate ficámos a saber mais sobre a biografia do autor e a forma como ela influenciou a sua obra. Os seus temas de eleição e as suas raízes familiares e geográficas foram alguns dos assuntos debatidos. Os formandos ficaram surpreendidos com a descoberta da forte ligação de Nobre com esta região, que desconheciam.
Conscientes da importância que este tipo de iniciativas poderá ter no despertar do interesse pela leitura nos nossos adultos, assim como potenciar a sua adesão a este tipo de eventos culturais, julgamos ter atingido os nossos objetivos.
A equipa do CNO
S. Martinho
O CNO deu-nos a oportunidade
De festejar o S. Martinho
Nesta bela festividade
Comem-se castanhas e bebe-se bom vinho.
De festejar o S. Martinho
Nesta bela festividade
Comem-se castanhas e bebe-se bom vinho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)