percursos
"Só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que se quer, a outra é consegui-lo" [Oscar Wilde]
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Dia de S. Martinho - 11 de Novembro de 2010
Sendo o dia de S. Martinho uma data histórica de grande impacto cultural e social na cidade de Penafiel, a formadora de LC e CE, Lúcia Pinto resolveu incentivar o grupo 45, nível básico, para a concretização de uma pequena exposição, mesa alusiva à festividade atrás mencionada.
A actividade teve o seu início com uma planificação pormenorizada, incluindo explicitação de objectivos, distribuição de tarefas, cronograma, planeamento do material necessário para a realização da mesma e aquisição do material. Envolveu também uma planificação de várias dimensões da actividade relacionadas com a gastronomia, a decoração adequada, a literatura tradicional oral (como as lendas associadas ao S. Martinho), a cultura bíblica, as origens pagãs associadas à figura de S. Martinho e a tradição cultural da região.
Essa actividade teve como objectivo a pesquisa e recolha de quadras, a literatura tradicional de transmissão oral própria do dia de S. Martinho. Pretendia-se assim levar os formandos a criarem uma mesa típica do dia, constando, por exemplo, de uma cesta de castanhas, um cartaz alusivo ao S. Martinho, o vinho, os “cachos” de castanhas, o abanador, o fogareiro, a fogueira, uma maqueta com um castanheiro, construindo assim os objectos decorativos necessários à composição do que poderia ser uma mesa ilustrativa do S. Martinho.
Contribuiu-se desta forma para que os formandos mostrassem competências de pesquisa, escrita, autonomia, criatividade e, porque não dizer, uma participação activa nas actividades escolares.
A equipa do CNO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Estão todos de parabéns, pois realizaram lindos trabalhos e foram bastantes criativos. Foi um verdadeiro sucesso.
ResponderEliminarNão parem por aqui, continuem.
A formadora Lúcia Pinto.