percursos

"Só há duas tragédias na vida: uma é não conseguir o que se quer, a outra é consegui-lo" [Oscar Wilde]

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Palavras Com Alma - Um olhar sobre os Escritores de Penafiel


No dia 21 de Março de 2011, na Escola Secundária Joaquim de Araújo, comemorou-se o dia da poesia com a presença do poeta popular de Penafiel, Afonso Leal.
Esta iniciativa denominada “Palavras com Alma”, sob a temática “Um olhar sobre os Escritores de Penafiel” foi dinamizada pela equipa do Centro de Novas Oportunidades em parceria com a Biblioteca da Escola e com o grupo 48, nível básico, a realizar processo de RVCC nesta Escola.
Esta actividade contou com a presença da Dra. Adelaide Galhardo, directora da Biblioteca Municipal de Penafiel.
Após o coordenador do CNO, Carlos Araújo, ter dado início à actividade agradecendo à mesa e aos presentes, os formandos declamaram as quadras do poema “A Primavera ” de Afonso Leal. Foi também fruto do trabalho deste grupo a elaboração de um pequeno livro, alvo das suas pesquisas sobre alguns escritores de Penafiel.
O poeta popular brindou a plateia com alguns dos poemas que constam da sua mais recente obra, “Pensamentos, Palavras e Poemas”.
O director da Escola Secundária Joaquim de Araújo, Alberto Simões, referindo-se ao Dia Mundial da Poesia, lembrou que é fundamental despertar os portugueses e os adultos para a poesia, numa altura em que a cibernética e a robótica são cada vez mais uma realidade. Recordou, ainda, que é urgente promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia, fomentando a sua leitura e acarinhando os escritores e poetas locais. Esclareceu, que Afonso Leal é um dos poetas penafidelenses cuja obra está muito próxima à de António Aleixo.
Alberto Simões salientou ainda que hoje em dia apesar das novas tecnologias é bem visível a importância do livro e da palavra seja em prosa ou em verso.
Já a directora da Biblioteca Municipal de Penafiel, Adelaide Galhardo, lembrou sobretudo que Penafiel é uma terra de poetas. Referindo alguns nomes desde António Nobre, Germano Vieira de Meireles, José Júlio, Ernesto Melo, Joaquim de Araújo, que dá o nome a esta escola, entre outros. Relativamente aos escritores do século XXI referiu nomes como o de Afonso Leal, Alberto Santos, Bruno Santos, Cidália Fernandes, o jornalista José Rodrigues dos Santos que não sendo natural desta cidade, tem aqui as suas raízes.
A equipa do CNO

Sem comentários:

Enviar um comentário